Procon de Blumenau lança pesquisa de preços de combustíveis
- 24/09/2025
- 0 Comentário(s)

Pesquisa traz o levantamento dos valores em 45 postos da cidade e suas formas de pagamento: dinheiro, cartão e via aplicativo
Com o objetivo de promover mais transparência e auxiliar o consumidor na hora de abastecer, o Procon de Blumenau está disponibilizando à população uma pesquisa de preços de combustíveis em 45 postos da cidade.
São dois arquivos à escolha da população: uma tabela simples em formato PDF e outra tabela em formato apresentação colorida também em PDF, com identificação do posto e foto e endereço de localização. Eles podem ser visualizados tanto no computador quanto em celulares.
A pesquisa avaliou os valores dos combustíveis praticados para gasolina comum, gasolina aditivada, etanol, diesel S-500, diesel S-10 e GNV, nas formas de pagamento em dinheiro, cartão e aplicativo. Segundo o Procon, o levantamento identificou variações consideráveis nos preços entre os postos pesquisados, reforçando a importância da consulta prévia por parte dos consumidores.
Além de orientar a população, a ação busca identificar e coibir eventuais práticas abusivas que estejam além da livre concorrência entre os estabelecimentos do setor. De acordo com a legislação federal, vigora no Brasil o regime de liberdade de preços em todos os segmentos do mercado de combustíveis e derivados do petróleo.
No âmbito da defesa do consumidor, para o coordenador do Procon de Blumenau, Cezar Campesatto, a elevação injustificada de preços constitui prática abusiva, passível de sanção administrativa. “Daqui por diante, vamos atualizar esse levantamento de preços a cada três meses, abrangendo os principais tipos de combustíveis comercializados no município. Precisamos entender por que a gasolina em Blumenau é tão cara. Vamos fiscalizar com mais frequência”, ressalta.
O download dos dois arquivos da pesquisa em formato PDF – combustível tabela setembro 2025 e combustível apresentação setembro 2025 - pode ser feito no site da Prefeitura.
Fonte: PMB/Joni César
Foto: Michele Lamin
Foto: Michele Lamin
#Compartilhe