Museu de Hábitos e Costumes completa 15 anos neste sábado, dia 27

  • 24/09/2025
  • 0 Comentário(s)

Museu de Hábitos e Costumes completa 15 anos neste sábado, dia 27

Espaço fica no prédio onde funcionou o Banco do Comércio e promove exposições de brinquedos e roupas que marcaram o estilo de vida dos blumenauenses

O espaço que guarda artigos históricos no antigo casarão que pertenceu ao comerciante, industriário, político e cônsul da Alemanha, Gustav Salinger, no Centro Histórico, completa 15 anos no dia 27 de setembro. O Museu de Hábitos e Costumes possui um acervo representativo do universo do vestuário, costura, brinquedos, morar e viver em Blumenau desde o final do século 19 até a atualidade. Grande parte do acervo foi doado ao município pela colaboradora e frequentadora assídua Ellen Weege Vollmer.
O local guarda roupas masculinas e femininas, bolsas, chapéus, sapatos, acessórios diversos, brinquedos, objetos de uso doméstico que conduzem cada visitante a uma identificação com os hábitos e costumes ali referenciados em diferentes contextos históricos, culturais e sociais. “Ao celebrar 15 anos, o Museu de Hábitos e Costumes mostra que é uma ferramenta fundamental da memória e identidade de Blumenau, um ambiente de histórias onde o passado inspira, mas que é vivo e ajuda a moldar o futuro da nossa cidade”, destacou o secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann.
A sede do museu fica na esquina das ruas Alwin Schrader e 15 de Novembro. Neste espaço funcionou, em um primeiro momento, o comércio de Gustav Salinger. Após o falecimento do proprietário, a edificação teve várias funções. Entre os anos de 1930 a 1950, foi sede do Banco do Comércio. Para dar sustentação e guarda aos valores desse empreendimento, foi incluído, nesse patrimônio arquitetônico, um cofre.
Anos mais tarde, sediou por longos anos uma distribuidora de tecidos e, posteriormente, serviu como comércio de produtos de cristal denominado Casarão dos Cristais. Após a extinção desse comércio, o imóvel ficou fechado por alguns anos. Por se tratar de uma edificação que fazia parte do patrimônio de uma empresa local, a mesma entrou em acordo com o município, o qual destinou este prédio para a então Fundação Cultural de Blumenau.
Ao receber os mais de 5 mil objetos que haviam sido guardados por Ellen Vollmer em 75 malas, o município destinou o imóvel para sediar o Museu de Hábitos e Costumes. Inaugurado em 27 de setembro de 2010, foi legitimado pelo Decreto 9.775, de 10 de julho de 2012, entrando em vigor a partir da data de sua publicação, em 16 de julho de 2012.
O local abriga exposições de longa, média e curta duração, com acervo pertencente ao museu e eventualmente de particulares. Escolares e outros grupos devem agendar previamente as visitas, não sendo cobrado ingresso nesse caso específico. O MHC também atende grupos para visitas noturnas e em horários diferenciados, também com agendamento.
Saiba mais
Museu de Hábitos e Costumes
Onde fica: Rua 15 de Novembro, 25.
Horário: terça-feira a sexta-feira, das 10h às 16h
Mediação até as 15h30
Fins de semana: das 10h às 16h
Ingressos: R$ 12 (Inteira) e R$ 6 (Meia-entrada)
Telefone: (47) 3381-7979
E-mail: museudafamiliacolonial@fcblu.com.br

Fonte: PMB/Sérgio Antonello
Foto: Sérgio Antonello/SMC/Secretaria de Cultura e Relações Institucionais

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. NÃO ERA LOVE

Luan Pereira, ‪@mctuto_‬, ‪@Eogrelo‬

top2
2. DONA

Luan Santana feat. Léo Foguete

top3
3. Apaga Apaga Apaga

Danilo e Davi

top4
4. Veneno

Murilo Huff e Zé Neto & Cristiano

top5
5. SOFRIMENTO SIMULTÂNEO

GUSTTAVO LIMA

Anunciantes