Alunos do bairro da Velha participam de ação para diminuir risco de deslizamentos em área na escola
- 24/09/2025
- 0 Comentário(s)

Em ação promovida pela Defesa Civil, estudantes ajudaram a plantar mudas do capim vetiver
A Secretaria De Proteção e Defesa Civil (Sedeci) realizou nesta quarta-feira, dia 24, uma ação socioambiental. A atividade ocorrida na Escola Básica Municipal Bilíngue Prof.ª Helena Martha Natalia Winckler, no bairro da Velha, que faz parte do conjunto de ações da Semana ODS na Prática, teve como propósito mobilizar os estudantes da unidade educacional.
Inicialmente a atividade começou com uma palestra educativa sobre conhecimentos sustentáveis relacionados à Defesa Civil, importância da ação e sua conexão com os ODS. Em um segundo momento a ação contou a participação dos alunos da escola e em parceria com Epagri e o Samae, foram plantadas mudas de capim vetiver em uma área da escola com risco de deslizamento.
“Esta área da escola já teve um histórico de deslizamento e por isso mesmo que fizemos questão de mobilizar os alunos para esta ação, para que desde cedo eles aprendam a zelar pelo patrimônio público, respeitando a natureza e os ensinamentos que ela nos proporciona”, analisa o secretário de Defesa Civil, Carlos Menestrina.
Para a diretora da escola, Caroline Zimmermann Eufrázio, a ação é importante pela questão social. “Os alunos convivem nesse meio, é a realidade deles as situações de deslizamentos seja aqui na escola, no caminho até aqui e muitas vezes até em casa. Então ter essa oportunidade de participar do processo do plantio, de uma solução ecológica para um problema da comunidade, é benéfico e educativo”, avalia.
O capim vetiver é uma planta recomendada para estabilizar barrancos, prevenindo deslizamentos e erosão. As raízes da espécie são resistentes e se fixam no solo, o que ajuda a evitar a movimentação de terra. As mudas do vetiver utilizadas nesta atividade são cultivadas pelo Samae em fossas ecológicas, que foram instaladas na Estação de Tratamento de Água (ETA) que fica no bairro Progresso, a ETA 3.
A Semana ODS na Prática busca destacar iniciativas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e demonstrar ações concretas para contribuir com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A partir da ação, a Defesa Civil quer tornar o ambiente escolar mais seguro e resiliente, prevenindo risco de deslizamentos, disseminando cultura de prevenção de desastres para a população, inspirando práticas sustentáveis para a comunidade escolar e esclarecendo sobre a conexão entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Fonte: PMB/Fernando Gonzaga
Foto: Michele Lamin/PMB
Foto: Michele Lamin/PMB
#Compartilhe