Cerimônia celebra formatura de estudantes da EBM Adelaide Starke no programa Trânsito Seguro
- 25/09/2025
- 0 Comentário(s)

Iniciativa tem como objetivo promover a segurança viária no ambiente escolar
Cerca de 150 estudantes do 5º ano da EBM Adelaide Starke se formaram nesta quinta-feira, dia 25, no Programa Trânsito Seguro 2025. Desenvolvida pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e da Escola Pública de Trânsito (EPT), a iniciativa tem como objetivo promover a segurança viária no ambiente escolar, por meio da educação e da conscientização no trânsito.
“Investir na educação para o trânsito é investir na vida. Este programa é um exemplo de como a união entre educação e mobilidade pode transformar o futuro da nossa cidade. Ver nossos alunos assumindo esse compromisso tão cedo é motivo de orgulho e esperança. Parabéns a todos os envolvidos e, principalmente, aos nossos estudantes, que hoje se formam como multiplicadores da paz no trânsito”, afirma o prefeito Egidio Ferrari.
O evento foi realizado no auditório da SMTT em dois períodos - de manhã e à tarde. Durante a cerimônia, todos os participantes receberam certificados de Agente Multiplicador de Trânsito Seguro, simbolizando o compromisso dos estudantes em disseminar comportamentos responsáveis e conscientes no trânsito. Além disso, quatro estudantes selecionados apresentaram os trabalhos que desenvolveram durante as aulas do programa.
“O trânsito é responsabilidade de todos, e quando começamos esse trabalho ainda na escola, formamos cidadãos mais conscientes e preparados para respeitar as regras e preservar vidas. Ver esses jovens se tornarem agentes multiplicadores nos dá esperança de um futuro mais seguro para Blumenau”, destaca o secretário de Trânsito e Transportes, Fábio Campos.
Executado pela equipe da EPT em parceria com os agentes de trânsito, o programa Trânsito Seguro teve duração de seis meses e ofereceu aulas quinzenais aos estudantes, abordando temas como mobilidade urbana, normas de circulação, sinalização viária, equipamentos obrigatórios e noções básicas de primeiros socorros.
Cada estudante recebeu um kit educacional contendo cinco apostilas, organizadas em sequência para facilitar o aprendizado progressivo. O conteúdo integrou atividades de alfabetização, raciocínio lógico, ética, cidadania, meio ambiente e inclusão social. Os materiais incluíram exercícios de reflexão, desenhos temáticos, produção textual, confecção de placas de sinalização e problematizações.
“A educação vai além dos nossos componentes curriculares em sala de aula. Projetos como este mostram como podemos formar cidadãos mais éticos, solidários e responsáveis. É uma alegria ver nossos estudantes se destacando também nesse papel de transformação social”, pontua a secretária de Educação, Simone Probst.
Além dos estudantes, os professores também foram capacitados por meio de palestras e atividades específicas, com foco na percepção de risco no trajeto casa-escola e na segurança no trânsito. Eles receberam um Manual do Professor, com orientações didáticas, resolução de atividades e sugestões de abordagem para aplicação em sala de aula.
Durante o programa, os alunos participaram de atividades práticas, como caminhadas orientadas nas vias públicas da cidade, acompanhadas pelos professores e pela equipe da EPT, promovendo a vivência dos conteúdos abordados em sala.
Fonte: Luan Carlos Tamanini/Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes
Foto: Giovanni Silva
#Compartilhe