Prefeitura de Blumenau adota carnê do IPTU 100% digital a partir do ano que vem
- 26/09/2025
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Medida busca modernizar a cobrança, gerar economia de R$ 1,1 milhão e reforçar a sustentabilidade
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), anuncia o fim da emissão e distribuição dos carnês em papel do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a partir de 2026. As guias deverão ser emitidas de maneira digital ou presencialmente nas estruturas que serão disponibilizadas pela Prefeitura para atendimento.
A medida de eliminação dos carnês impressos busca modernizar o serviço público e deve gerar uma economia de cerca de R$ 1,1 milhão aos cofres municipais, valor que seria gasto com a impressão e distribuição dos carnês em 2026 devido ao reajuste dos Correios.
A decisão pela digitalização tem forte motivação econômica e também ambiental. Em 2025, o custo total com a versão impressa foi de R$ 827.588,04, sendo R$ 608.907,60 apenas com a distribuição. A projeção de gasto para 2026, impulsionada pelo reajuste de 40% dos Correios, reforçou a necessidade da mudança. A medida também representa um avanço em sustentabilidade, com a significativa redução do consumo de papel e da logística de transporte.
As opções de pagamento e descontos permanecem as mesmas. À vista com 5% de desconto e vencimento em 20 de fevereiro de 2026 (incluindo a opção com doação para o Fundo Municipal de Assistência Social); à vista com 3% de desconto, com vencimento em 20 de março de 2026; e pagamento parcelado, com a primeira parcela para 20 de março de 2026.
Os contribuintes deverão emitir as guias de IPTU por meio do Portal do Cidadão a partir de 1º de janeiro de 2026.
Para garantir a inclusão e o suporte a todos, a prefeitura criará a Central do IPTU, um espaço físico dedicado exclusivamente ao atendimento presencial. O atendimento presencial será realizado de 6 de janeiro a 20 de março de 2026.
É fundamental que o contribuinte se atente ao prazo de atualização cadastral, que será de 15 de outubro a 15 de novembro deste ano, para evitar problemas no acesso às guias digitais.
A secretária da Fazenda, Laura Gehrke, comenta a iniciativa. “Com a implementação do IPTU digital não será mais necessária a realização dos lançamentos de todas as parcelas em nome dos proprietários dos imóveis, já que os registros bancários acontecerão de acordo com a opção escolhida pelo contribuinte, reduzindo o número de lançamentos no serviço bancário de Débito Direto Autorizado”, acrescenta.
Fonte: PMB/Elaine Malheiros
Foto: Giovanni Silva
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