Estudantes de Blumenau conquistam segundo lugar em competição nacional sobre estatística
- 15/10/2025
- 0 Comentário(s)
Projeto "Saúde em Foco" foi premiado na etapa Brasil da Competição Internacional de Pôsteres Estatísticos por analisar dados do SUS na comunidade escolar
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), celebra a conquista de estudantes e professores da Rede Pública Municipal de Ensino, que garantiram o segundo lugar na categoria B da etapa brasileira da Competição Internacional de Pôsteres Estatísticos 2024-2025. A premiação é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para promover o letramento estatístico nas instituições de ensino.
O projeto premiado, intitulado "Saúde em Foco", da EBM General Lúcio Esteves, articulou Educação Fiscal e análise de dados para transformar números em conhecimento crítico sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho foi desenvolvido de forma interdisciplinar entre as áreas de geografia, matemática e informática.
Para a secretária de Educação, Simone Probst, a conquista reflete o compromisso da Rede Pública Municipal de Ensino com uma formação cidadã. "Projetos como este mostram que a instituição de ensino é um espaço de transformação, onde nossos estudantes aprendem a aplicar o conhecimento para compreender e melhorar a realidade que os cerca. Parabenizo os estudantes e os professores por essa merecida conquista, que tanto nos orgulha", afirma.
A equipe aplicou 270 questionários na comunidade escolar para mapear condições de saúde e cruzou as informações com dados oficiais do SUS, obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. O resultado foi um pôster que demonstra, com gráficos, a importância do sistema público de saúde.
"Nossos estudantes tiveram a oportunidade de perceber que, pela pesquisa e pela análise de dados, podem compreender e questionar Políticas Públicas que afetam as vidas deles. Isso vai muito além do conteúdo curricular, é formação cidadã", ressalta a professora de Geografia, Aluisiane Kraisch.
A cerimônia de premiação ocorreu nesta segunda-feira, dia 13, na Casa Brasil IBGE, no Rio de Janeiro (RJ). O prêmio reconhece o trabalho dos professores Aluisiane Kraisch (geografia), Rosimere Gonçalves Timm (matemática), Luís Felipe Mafra Giacomelli (informática) e dos estudantes Julia Bottignon Rodrigues, João Filipe Antunes e Dionei Mohr Junior.


Fonte: Prefeitura de Blumenau/Luana Grabowski
Foto: Divulgação
#Compartilhe












