Prefeitura avalia audição de quase 3 mil crianças da rede pública municipal de ensino
- 05/11/2025
- 0 Comentário(s)
A ação foi realizada entre janeiro e outubro deste ano
A Prefeitura de Blumenau, por meio das secretarias de Promoção da Saúde (Semus) e da Educação (Semed), concluiu a triagem auditiva escolar de 2025. A iniciativa faz parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que avaliou 2.918 crianças em 46 escolas municipais entre janeiro e outubro. A ação tem o objetivo de prevenir, identificar e encaminhar os casos de dificuldade auditiva que possam impactar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Nesta ação, 60 crianças foram identificadas com excesso de cerúmen, resolvido com a remoção, melhorando a qualidade da audição. Além disso, alterações em exames específicos foram identificadas em 22 estudantes e estes alunos foram encaminhados para avaliação médica detalhada.
"A audição é fundamental para a qualidade de vida e desenvolvimento da aprendizagem. A identificação precoce nas crianças é uma ação preventiva e protetiva. Nosso compromisso é dar esse suporte rápido para garantir que todas as crianças tenham condições de desenvolver a aprendizagem em sala de aula", afirma o secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael.
A coordenadora do PSE, Raphaela Karsten, juntamente com a gerente de Saúde Escolar da Semed, Claudia Zappa, ressaltam a importância da continuidade das ações do PSE. “A equipe técnica mobilizou os serviços de audiologia e fonoaudiologia das secretarias para garantir que os exames de acompanhamento sejam realizados, reforçando a comunicação entre a rede de atenção primária e a especializada.”
A secretária de Educação, Simone Probst, explica que a parceria é fundamental para o desenvolvimento pedagógico. "Muitas vezes, uma dificuldade de aprendizagem em sala de aula está ligada a uma questão de saúde que a família ou a própria escola ainda não percebeu. Essa parceria com a Saúde é essencial para identificar precocemente problemas auditivos. Ao cuidar da audição dos nossos estudantes, garantimos que eles tenham plenas condições de acompanhar o ensino e se desenvolver.”
Fonte: Secretaria de Promoção da Saúde/Elaine Malheiros e Luana Grabowski
Foto: Marcelo Martins












