Defesa Civil apresenta ações e gestão da secretaria a vereadores de Blumenau
- 13/05/2026
- 0 Comentário(s)
Sessão da Câmara de Vereadores abre espaço falar da prevenção, dos protocolos, dos diques de contenção e do monitoramento meteorológico
Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Blumenau da última terça-feira, dia 12, o secretário de Proteção e Defesa Civil (Sedeci), Carlos Menestrina, aproveitou o espaço na tribuna para expor a rotina e ações desenvolvidas no dia a dia da secretaria. Ele apresentou a estrutura composta pelas diretorias de operações, de geologia e de meteorologia, falando da prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução da cidade.
Também foram abordados os principais desafios que assolam a comunidade blumenauense, como enchentes,enxurradas e deslizamentos de terra. “Foi de 2008 pra cá que Blumenau reforçou a estrutura, estabeleceu as diretorias, elaborou protocolos de segurança e os planos de contingência, colocamos os simulados em nossa programação anual de atividades e demos ênfase aos projetos educativos, levando a cultura de prevenção para as unidades escolares”, salienta Menestrina.
Ainda na sessão, o secretário ressaltou sobre os cinco diques de contenção, que foram melhorados, com novos equipamentos, visando justamente atender a população em sua total capacidade. Também foi ressaltado o trabalho da geologia nas avaliações das áreas de risco, bem como no mapeamento desses locais. Por fim, o secretário ressaltou todo importante trabalho da meteorologia, fazendo toda previsão e análise do clima, monitoramento do nível do rio e projeções, serviço este, que se encontra totalmente disponível através da ferramenta consolidada chamada AlertaBlu.
Comissão de Defesa Civil da Câmara Vereadores visita Prefeitura
Antes da sessão, no período da manhã, a Defesa Civil recebeu a comissão de Defesa Civil da Câmara de Vereadores, composta pelos vereadores Flavio Linhares, Bruno Win e Jean Volpato.
Eles conheceram toda estrutura da secretaria, a metodologia de trabalho e como estão divididas as três diretorias. Na visita, também foi abordado sobre a questão do fenômeno El Niño e dos possíveis impactos dele em nossa região.




Foto: Divulgação Câmara de Vereadores/ Michele Lamin/PMB
#Compartilhe






