Prefeitura de Blumenau apresenta proposta de reajuste salarial de 4,11% aos servidores municipais
- 14/05/2026
- 0 Comentário(s)
Mesa de negociação com a categoria permanece aberta, com calendário definido para discussão dos demais itens da pauta sindical
Durante reunião de negociação da data-base realizada nesta quinta-feira, dia 14, a Prefeitura de Blumenau apresentou aos servidores municipais uma proposta de reajuste salarial de 4,11%, índice correspondente ao INPC acumulado entre maio de 2025 e abril de 2026. A proposta contempla tanto os vencimentos quanto o auxílio-alimentação, com previsão de pagamento já na folha de maio.
Outro avanço apresentado nas negociações diz respeito aos reenquadramentos. A administração municipal propôs um cronograma de implementação a partir de julho de 2027, prevendo reajuste de 6% para as categorias contempladas na pauta sindical.
A proposta também inclui os coordenadores pedagógicos, com revisão do plano de carreira e atualização do manual de ocupação, atendendo a uma demanda histórica da categoria.
“Os reenquadramentos exigem planejamento e previsão orçamentária, por isso estão projetados para o próximo exercício. Além das pautas financeiras, estamos instituindo um cronograma permanente de negociação com o sindicato para avançar também nas demandas não financeiras”, esclarece o secretário de Administração, Fernando Marcelino.
Para o prefeito Egidio Ferrari, o principal objetivo da administração é reconhecer e valorizar os servidores, mantendo a sustentabilidade financeira do município e o equilíbrio das contas públicas. “Precisamos atuar com responsabilidade fiscal, sem perder de vista a valorização de quem garante a continuidade dos serviços públicos com qualidade para a população”, afirma.
Atualmente, Blumenau conta com mais de 10 mil servidores municipais. A proposta apresentada representa um impacto estimado de R$ 42,2 milhões na folha de pagamento em 2026.
Fonte: PMB/Secretaria de Administração
Foto: Giovanni Silva/PMB
#Compartilhe






