Blumenau terá pesquisa sobre a gastronomia da cidade para fortalecer políticas públicas do turismo no setor
- 24/06/2026
- 0 Comentário(s)
Projeto foi apresentado nesta terça-feira, dia 23, durante encontro voltado ao setor gastronômico da cidade
Durante um encontro com profissionais da gastronomia em Blumenau, na última terça-feira, dia 23, a Secretária de Turismo e Lazer anunciou a realização de uma pesquisa para entender melhor a realidade do setor na nossa cidade. Chamado de Censo do Setor de Alimentos e Bebidas de Blumenau, ele está previsto para ser realizado no segundo semestre de 2026, por meio do Observatório de Turismo, com objetivo de mapear o perfil, a estrutura, os desafios e as potencialidades dos empreendimentos e profissionais da área. A intenção é reunir informações estratégicas para o planejamento do turismo, a formulação de políticas públicas, a qualificação dos serviços e o fortalecimento da competitividade do setor.
“O segmento de alimentação e bebidas tem papel fundamental para o turismo e para a economia de Blumenau. Conhecer melhor essa realidade nos permitirá desenvolver ações mais assertivas para apoiar o setor e impulsionar seu crescimento”, destacou o secretário de Turismo e Lazer, Ulysses Kreutzfeld.
O encontro realizado na terça-feira, no Restaurante Bier Haus, faz parte de um projeto chamado Café com o Secretário, que tem como objetivo reunir o trade turístico da cidade para fortalecer o diálogo com esse segmento estratégico. Além do anúncio do Censo, também foram apresentados dados sobre a rede gastronômica da cidade, incluindo o número de bares e restaurantes cadastrados e a geração de empregos no segmento. A gastronomia representa 74% das pessoas empregadas entre as Atividades Características do Turismo (ACTs) em Blumenau, consolidando-se como um dos principais motores da economia turística do município.
O encontro contou ainda com a participação de Juliana Sá Holz, do Senac, que apresentou o Frühstück, tradicional café da manhã alemão reconhecido oficialmente como patrimônio cultural imaterial de Blumenau desde maio deste ano, além de discutir iniciativas para fortalecer e retomar a tradição na cidade.
Sobre o Café com o Secretário
A proposta consiste na realização de reuniões bimestrais com diferentes segmentos do trade turístico, com o objetivo de criar um espaço contínuo de escuta, troca de experiências e construção conjunta de estratégias para o desenvolvimento do setor. A iniciativa busca fortalecer a proximidade com o trade, por meio da escuta das demandas, da compreensão dos desafios e, principalmente, da construção colaborativa de soluções para o fortalecimento do turismo de Blumenau.
Fonte: Secretaria de Turismo e Lazer/Laura Severo/Camila Sepka
Foto: Marcelo Martins/PMB
#Compartilhe






